A premissa de Come Play pode parecer um clichê dos nossos tempos: uma criança que é perseguida/sequestrada por um demônio que vive dentro dos aparelhos eletrônicos. Mas rapidamente o filme se distancia de qualquer representação figurativa e crítica simbólica dos nossos tempos: Oliver não é uma criança comum viciada em tecnologia. Ele é autista não-verbal, … Continue reading Come Play (2020)
Typewriter (2019)
Essa série indiana, disponível na Netflix, agradará aos fãs de terror. Com apenas cinco episódios, Typewriter tem cuidado com a apresentação imagética e narrativa da história. Uma fotografia bela e sombria, com a iluminação bastante marcada, atrai o olhar. Diversos elementos parecem dar pistas de que trata-se de uma produção para público jovem, como a … Continue reading Typewriter (2019)
KILLER SOFA
Quando pensamos em paródias de filmes de terror, o comum é esperarmos por um roteiro sem consequências (por exemplo, em que as ações dos personagens não os prejudicam realmente, mesmo feridos eles não morrem; ou sua morte não afeta o enredo), esperamos por algo de absurdo, por um filme que seja somente comédia. É o … Continue reading KILLER SOFA
A MOSCA (1986)
O clássico de David Cronenberg costuma ser considerado um filme "obrigatório" para os cinéfilos em formação. Em especial para quem gosta de cinema de gênero. Parte da força do filme está nos efeitos práticos escatológicos, muito bem feitos e capazes de provocar reações viscerais; mas não reside apenas aí. O horror da desconfiguração do corpo … Continue reading A MOSCA (1986)
O Diabo de Cada Dia
Por ser um thriller/drama, não é uma escolha objetiva para essa coluna de terror. Com uma fotografia realista, trilha sonora discreta e planos neutros (quero dizer, que não evidenciam a violência por meio da revelação do gore e não criam suspense sobre o não-visto), esse filme não é o que eu normalmente chamaria de terror. … Continue reading O Diabo de Cada Dia
Maria e João (2020)
Imagino que todos conheçamos o conto de João e Maria que, na versão mais popular, conta a história de dois irmãos que, enquanto passeavam por uma floresta, encontram uma casa feita toda de doces, vão até lá e são atacados por uma bruxa, que tenta comê-los. O filme é bastante fiel ao enredo central do … Continue reading Maria e João (2020)
The Rental (2020)
The Rental ('o aluguel' ou 'a casa alugada', traduzido livremente), é uma nova produção da A24, a produtora independente que ganhou o mundo com A Bruxa(2015), Moonlight(2016), A Ghost Story(2017), e continuou entregando produtos de qualidade - sempre com o fator comum de trazer algo diferente, inovador, inusitado. E é dentro dessa proposta que precisa … Continue reading The Rental (2020)
You Should Have Left (2020)
Eu tenho uma tendência, assim como muita gente, de considerar a Blumhouse como selo de garantia de qualidade, depois de a Produtora ganhar atenção do público com sucessos como Corra (2017), Sobrenatural (2010), Atividade Paranormal (2007) , Halloween (2018), O Homem Invisível (2020), além daqueles mais subestimados pelo grande público, como A Visita (2015), Ouija … Continue reading You Should Have Left (2020)
RELIC (2020)
Filmes de terror, normalmente, tentam se comunicar com medos comuns a nós. Muitos críticos afirmam que os monstros que foram marcantes nas grandes produções de Hollywood, como Godzilla e Jaws, são personificações dos medos que caracterizavam suas épocas. Mas nem toda representação é tão alegórica. O medo do escuro, o medo da morte, o medo … Continue reading RELIC (2020)
BUFFY – os dois últimos episódios
Buffy - The Vampire Slayer (1997-2003) foi marcante para toda uma geração, e continua conquistando espectadores até hoje. Nessa matéria tratarei da forte simbologia feminista construída na conclusão da série, além de comentar outros motivos que fazem com que Buffy tenha um dos melhores finais de obra seriada de todos os tempos (na minha opinião). … Continue reading BUFFY – os dois últimos episódios